quarta-feira, janeiro 30, 2008

Livro "Aprenda a Organizar um Show"


Capa: Everson Nazari


Por Alê Barreto*
alebarreto@gmail.com


O produtor cultural independente Alê Barreto lançou dia 25 de outubro de 2007 na internet o livro “Aprenda a Organizar Um Show”. Trata-se da primeira publicação no Brasil sobre a tecnologia de produção de shows musicais voltada para músicos e produtores iniciantes e têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da cultura.

O conteúdo está sendo distribuído em fascículos através do site colaborativo Overmundo, escolhido pelo fato de ser um canal de expressão criado para dar visibilidade à diversidade da produção cultural brasileira.

Aprenda a Organizar um Show” trata em linguagem direta e acessível temas como perfil do produtor executivo, definição da data e do local do show, cronograma de atividades, divulgação, recolhimento de direitos autorais, credenciamento, bilheteria, passagem de som, desmontagem, avaliação e registro do projeto, entre outros.

A edição e revisão do projeto é do jornalista e músico Rodrigo dMart. O livro traz ilustrações de Yara Baungarten. Uma versão impressa será lançada em 2008. Alê Barreto prepara um curso mais detalhado a partir do livro.


O conceito

O projeto surgiu da percepção de que um novo mercado cultural está se estruturando no país e que necessita conteúdo voltado para educação dos agentes culturais que atuam neste novo ambiente.

Segundo o autor, a iniciativa “contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia da música”, auxilia “produtores e músicos iniciantes, escolas e ONGs que atuem com projetos de democratização cultural” e abre possibilidade que instituições, secretarias, escolas e faculdades utilizem o livro para a “capacitação de agentes culturais”.


Direito à Informação

O livro “Aprenda a Organizar um Show” está publicado através da licença Creative Commons que permite que as pessoas possam copiar, distribuir e criar obras derivadas da publicação, com uso não-comercial, e compartilhadas pela mesma licença.



Primeiros passos do livro


"(...) primeiro gostaria de parabenizar pelo projeto; segundo pela oportunidade que está dando a várias pessoas disponibilizando esse material na internet.
Faço curso de eventos e encontrar livros sobre isso pode-se dizer que é quase impossível. Todos os alunos de minha turma estão vendo seu material e estão gostando muito. Parabéns e muito sucesso
".

(Silvia, produtora de eventos, Curitiba/PR, 27/02/2008)


"A literatura sobre o assunto ainda é bem modesta no Brasil, principalmente um livro que descreve objetivamente como produzir um show musical com qualidade. Acompanho o blog de Alê Barreto há algum tempo e resolvi usar a base de seus ensinamentos no curso de Produção Musical na FAAM/SP (Faculdade de Artes Alcântara Machado). O resultado junto aos alunos é bem promissor. Recomendo a todos que tenham interesse na área."

(Marcos Fávero, professor de Produção Musical na Faculdade de Artes Alcântara Machado, São Paulo/SP, 26/02/2008)


"Muito interessante a idéia da sua publicação sobre produção... já tinha conhecimento, pois sou pesquisador dessa área aqui da UFBA, mas não tinha ligado nome à pessoa, que já conhecia do mercado cultural!
Parabéns
"!

(Leonardo Figueiredo Costa, doutorando do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, 18/02/2008)


"Sabe como produzir um show indie? O Alê Barreto da Independência, ex-empresário da Pata de Elefante, sabe. E escreveu um livro virtual sobre isso no ano passado. Aprenda a Organizar Um Show deu início à coleção Produtor Cultural Independente, que está disponível em fascículos para download gratuito no Overmundo".

(Danilo Fantinel, jornalista, blog "Volume" do portal ClicRBS, Porto Alegre/RS, 03/02/2008)


"(...) o projeto, o livro da Organização de um Show é bárbaro. Difícil alguém partilhar tão grande trabalho.abçs".

(Cíntia Thomé, jornalista, assessora de imprensa, relações públicas, especialista em assuntos da Arte Brasileira, São Paulo/SP, 18/01/2008)


Lançamento da versão impressa do livro em Salvador/BA, dia 29 de maio de 2008, dentro da programação do
IV ENECULT



"(...) Baixei os módulos do teu livro e tenho citado bastante alguns pontos dele nos cursos. Teremos uma nova turma na próxima semana em Garanhuns (interior de PE), durante o Festival de Inverno de lá. Bem, e porque estou te escrevendo? Pra te parabenizar pela iniciativa de compartilhar o conhecimento, pelo livro que ficou muito bacana, pelo blog (de onde estou imprimindo alguns artigos para disponibilizar para a turma)".

(Alê Leão, musicista e produtora, ministra o Curso Básico de Produção Cultural,
Recife/PE, 17/07/2008)


Utilização livro nas aulas de Produção Cultural do curso de formação para Educadores Populares do Fórum de Educação da Restinga e Extremo Sul, em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, em 2008.


Oficina "Músico Empreendedor", com Rodrigo Lariú e em parceria com Leonardo Castro dos Reis, do Grupo de Estudos sobre as Redes e Cadeias Produtivas da Música do Departamento de Engenharia de Produção da UFSCAR, durante o 2° CONTATO - Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica, em 11/10/2008.



Baixe os fascículos gratuitamente

Fascículo 01 - "Fazer a produção", que bicho é esse?
Faça download

Fascículo 02 - As Etapas de um Show
Faça download

Fascículo 03 - Quando
Faça download

Fascículo 04 - Onde
Faça download

Fascículo 05 - Conhecendo o local
Faça download

Fascículo 06 - Cronograma de Atividades
Faça download

Fascículo 07 - A equipe
Faça download

Fascículo 08 - Necessidades de Produção: músicos e técnicos
Faça download

Fascículo 09 - Necessidades de Produção: infra-estrutura
Faça download

Fascículo 10 - Necessidades de Produção: equipe de produção
Faça download

Fascículo 11 - Solicitações, autorizações e contratos
Faça download

Fascículo 12 - Direitos Autorais
Faça download

Fascículo 13 - Divulgação
Faça download

Fascículo 14 - Custos e Sustentabilidade
Faça download

Fascículo 15: Sala de Produção
Faça download

Fascículo 16: Montagem de Palco e Cenário
Faça download

Fascículo 17: Montagem do Som e da Luz
Faça download

Fascículo 18: Montagem de Camarim
Faça download

Fascículo 19: Receptivo e Acompanhamento
Faça download

Fascículo 20: Credenciamento e cortesias
Faça download

Fascículo 21: Bilheteria
Faça download

Fascículo 22: Passagem de Som
Faça download

Fascículo 23: A Cobertura do Show
Faça download

Fascículo 24: Segurança
Faça download

Fascículo 25: O show vai começar!
Faça download

Fascículo 26: Desmontagem do show – parte 1
Faça download

Fascículo 27: Desmontagem do show – parte 2
Faça download

Fascículo 28: Concluindo
Faça download



Equipe do Livro


Autor



Alexandre Barreto ou "Alê Barreto" como é conhecido no meio cultural, autor do livro, é administrador, produtor de conteúdo e produtor cultural independente, formado em administração de empresas com ênfase em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sua paixão pela música o levou aos 29 anos de idade a escolher trabalhar com cultura. De 2003 até hoje já atuou na produção de shows, festivais, espetáculos de teatro, dança, mostra de artes visuais, lançamento de Cds e publicações, em cidades como Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e municípios do interior do Rio Grande do Sul.





Edição e Revisão



Rodrigo dMart, é escritor, músico e jornalista, formado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É baterista da banda Doidivanas, com a qual já lançou quatro discos. O álbum mais recente é Nosotros, de 2008. É editor do programa Estação Cultura, na Televisão Educativa do Rio Grande do Sul (TVErs). Como escritor, é autor da novela gráfica Um Outro Pastoreio, ao lado de Everson Nazari.


Ilustração



Yara Baungarten, ilustradora do livro, é fotógrafa e jornalista, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É a produtora executiva do programa Estação Cultura (TVErs). É pós-graduanda em Poéticas Visuais em Gravura, Fotografia e Imagem Digital (FEEVALE). As imagens que ilustram este livro integram a série de monotipias Quadrado do Espírito. Yara tem suas obras expostas no site www.flickr.com.


Capa e projeto gráfico



Everson Nazari, é desenhador gráfico, formado em Design pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2008, recebeu da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre o "Prêmio Açorianos de Música" de "Melhor Projeto Gráfico". Everson mantém sua produção em exibição no site http://dslab.art.br.


Diagramação

Manuela Kanan